Home / Colunas / Prospects do MMAFórum #5: Ary Santos, TOP Nacional do peso-leve

Prospects do MMAFórum #5: Ary Santos, TOP Nacional do peso-leve

Foto: Acervo do atleta

Foto: Acervo do atleta

Esta edição do Prospects do MMAFórum pode ser considerada especial. Hoje apresento para vocês um atleta que já ultrapassou, faz algum tempo, a barreira de promessa e é considerado um dos melhores atletas de MMA pound for pound em atividade no cenário nacional. Estou falando de Ary Santos, que para muitos é um dos melhores peso-leve do mundo dentre aqueles que ainda não estão no UFC. Dono de um jogo bem plástico e agressivo, que enche os olhos dos fãs que assistem as suas lutas, Ary coleciona títulos, cinturões e vitórias sobre alguns dos melhores atletas do país. Um cara carismático e extrovertido, Ary recentemente teve destaque nas redes sociais indagando os fãs e especialistas sobre o que ele deveria fazer para chegar ao maior evento do mundo. E é exatamente com essa pergunta que começo o papo com esse personagem do MMA brasileiro:

O QUE VOCÊ ACHA QUE FALTA PARA CHEGAR AO UFC?

“Sinceramente eu não sei mais o que fazer, pra mim eu já fiz tudo que seria necessário pra estar lá dentro, acho que já provei que tenho a capacidade de estar lutando entre todos aqueles que já estão no UFC. Inclusive, quem estiver vendo essa entrevista se achar que falta algo pode me falar, porque eu vou tentar fazer o que me indicarem. Se tiver que bater em alguém aqui no Brasil ou fora, qualquer um, me aponte que eu vou atrás dessa luta e se for essa porta que está faltando eu abrir eu vou atrás. Eu tô aqui pra isso, desde o início comecei a treinar para estar no UFC e se pra chegar lá eu preciso bater em mais alguém ainda, é só me apontar quem é que eu vou lá bater.”

Agora, caros leitores, vamos ao que interessa! Conheça mais sobre essa fera que logo mais pode estar fazendo grande lutas e abrilhantando os Cards do Ultimate:

Foto: Acervo do atleta

Foto: Acervo do atleta

FICHA TÉCNICA

Nome: Ary Santos (sherdog)

Apelido: No Mercy

Cartel no MMA: 13-5 (4 KO – 8 SUB – 1 DEC)**

Cidade: Campos dos Goytacazes, RJ – BR

Idade:  30 anos (05/06/1986)

Categoria: Peso-leve (70kg***)

Equipe: Arena Champs / Nova União

Altura: 1,78 m

Graduações: Faixa preta de Jiu Jitsu, Prajied Azul Escuro de Muay Thai, Faixa Roxa de Kickboxing e praticante de Wrestling voltado para o MMA.

Foto: Rogério Araújo / Vi no Coruja

Foto: Rogério Araújo / Vi no Coruja

INÍCIO NAS ARTES MARCIAIS

“Comecei em um projeto social de Jiu Jitsu na comunidade onde morava e logo conheci o Sete Bala, meu treinador e paizão até hoje. Depois disso eu fui treinar MMA com ele na academia que ele era sócio com o Mestre Wendell Aleksander e nunca mais parei.”

BREVE RESUMO DA CARREIRA

“Meu começo foi competindo no BJJ, onde obtive alguns títulos,mas sempre almejei lutar MMA e logo comecei a treinar com o Sete Bala, comecei a treinar Muay Thai e também fiz algumas lutas amadoras nas regras do K-1 para só depois começar a lutar MMA profissionalmente. Fiz minha estréia em 2007, se não me engano, em Minas Gerais e de lá para cá foram 20 lutas profissionais.”

Foto: Maurício Rummens

Foto: Maurício Rummens

TÍTULOS NAS ARTES MARCIAIS

“No MMA eu tenho o cinturão de campeão do MMA Super Heroes, do 300 Sparta do Peru, do AFN e do Nativus GF. Já disputei o cinturão do Jungle Fight e fui vencedor de GP no XFC. No Jiu Jitsu eu sou campeão brasileiro e vice-campeão mundial sem kimono. No Muay Thai eu tenho 7 lutas com o cartel de 6-1.”

EXERCE ALGUMA OUTRA PROFISSÃO FORA A DE LUTADOR?

“Hoje eu dou aulas e também sou treinador de Muay Thai da equipe Arena Champs, mas dedico a maior parte do meu tempo aos treinamentos profissionais de MMA.”

HOBBY FORA DAS LUTAS

“Fui pai recentemente então meu maior hobby hoje é curtir o meu filho. Eu adoro brincar com ele.”

Foto: Acervo do atleta

Foto: Acervo do atleta

MAIOR SONHO

“Meu maior sonho é ser campeão do UFC um dia, poder juntar o cinturão do Ultimate na minha coleção.”

LUTADOR QUE GOSTARIA DE ENFRENTAR

“Não tem nenhum em especial não. Eu lutaria com qualquer um que entrasse no Cage para tentar me impedir de ser o campeão da organização que estou lutando. Hoje, me vejo e me sinto pronto pra bater em qualquer um atleta da minha categoria.”

ÍDOLO NO MMA

“Meu maior ídolo e inspiração no MMA é o Anderson Silva.”

Foto: Acervo do atleta

Foto: Acervo do atleta

COM A PALAVRA O TREINADOR (Leandro “Sete Bala”, Head Coach do Ary)

“O Ary Santos é um cara muito focado e determinado,treina demais todas os fundamentos do Mixed Martial Arts, tem um excelente Jiu Jitsu, Wrestling afiado e a trocação excelente, um atleta completo e com muito sangue nos olhos. Desde a primeira vez que ele pisou na minha academia para fazer minha aula eu vi que ali tinha um garoto diferente, ele literalmente nasceu para vencer.

Hoje ele tem um cartel de 15v – 5d** , já lutou contra os caras mais duros da categoria, possui 4 cinturões de organizações diferentes (sendo 1 Internacional). Ele luta para frente,suas lutas são um show à parte porque ele se entrega, vai para acabar com seus adversários e já mostrou ao Brasil inteiro que merece uma chance em um grande evento internacional, seu sonho é ser campeão do UFC e eu acredito que ele possa chegar lá, só precisa de uma oportunidade pra dar seu show lá, mais nada!

Temos uma ótima relação, somos como pai e filho de verdade, nos respeitamos e trabalhamos juntos para conseguir chegar onde queremos, enfim, para mim ele é o melhor peso leve no Brasil hoje e acredito realmente que vão dar essa chance a ele, cada vez que meu telefone toca eu imagino alguém me ligando para comunicar Ary Santos é o mais novo contratado do UFC.”

**Nota 1: Ary tem lutas de meio-médio e médio em seu cartel

***Nota 2: Segundo Ary e sua equipe, ele tem duas vitórias profissionais de MMA que não constam no Sherdog

CONFIRA ALGUNS VÍDEOS DO ARY

Por André “Bicudo” Barbosa

Instagram @andre_bicudo / Twitter @andre_bicudo

Para ficar por dentro das principais notícias do mundo do MMA, siga nossos perfis no Twitter Instagram, e curta também a nossa página oficial no Facebook.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com